Segurança no desenvolvimento de aplicativos móveis

 

O mundo de hoje é marcado pela popularidade do desenvolvimento de aplicativos móveis. O desenvolvimento dessas aplicações ampliou o escopo dos telefones celulares que antes eram usados ​​apenas para fazer chamadas de voz. A popularidade dos Smartphones em particular, iPhones, levou ao desenvolvimento de novas aplicações como Navegação na Internet, E-Mail, Jogos etc. Com o rápido crescimento e desenvolvimento de Smartphones e PDAs, a tecnologia móvel entrou em um período de ouro. O crescimento e desenvolvimento da indústria sem fio resultou em um aumento na exigência de aplicações avançadas. As tecnologias mais recentes usadas hoje são Dot Net, C++ e J2EE e muitas empresas estão fornecendo aplicativos seguros para diferentes plataformas como – iPhone, BREW, Symbian, J2ME etc.

As empresas móveis também enfrentaram o desafio de atender às crescentes expectativas de aplicativos móveis inovadores e seguros. A tecnologia móvel em constante mudança, juntamente com as expectativas crescentes dos clientes, colocam uma pressão extra sobre os desenvolvedores. Para ficar à frente dos concorrentes, muitas empresas estão tentando criar aplicativos mais inovadores e portáteis. Isso resultou em uma tendência de terceirização do desenvolvimento de aplicativos móveis para empresas especializadas no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos sem fio.

A lista de aplicativos que podem ser terceirizados são: segurança de internet sem fio, compartilhamento de vídeo e imagem, jogos, soluções integradas de cobrança, serviços baseados em localização e gerenciamento de conteúdo. As empresas estão engajadas no desenvolvimento de aplicativos usando tecnologias e happy mods ferramentas de ponta para fornecer níveis de qualidade consistentes e níveis infalíveis. O desenvolvimento de aplicativos móveis seguros envolve uma variedade de abordagens inovadoras e dinâmicas, que podem ser possíveis com a ajuda dos dispositivos móveis mais recentes. No desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, a maior preocupação é a segurança em dispositivos sem fio. A segurança em aplicativos móveis é desenvolvida com o objetivo de proteger os telefones de várias ameaças como – vírus, malware, explorações de SO etc.

Existem dois tipos de riscos de segurança móvel. Uma é a categoria de funcionalidade maliciosa que pode ser definida como uma lista de comportamentos indesejados de código móvel. Em segundo lugar estão as vulnerabilidades que são os erros de design que expõem os dados à interceptação por invasores. Para resolver esse problema, os desenvolvedores implementaram uma abordagem sistemática para garantir a segurança em aplicativos móveis. Existem muitos recursos disponíveis na internet que apresentam estudos de caso, exemplos de código e melhores práticas, para fornecer segurança nas aplicações móveis. Pode-se encontrar muitas informações sobre como se proteger contra vulnerabilidades nas plataformas mais recentes de smartphones e PDAs. Abaixo estão alguns passos que podem ser seguidos pelos desenvolvedores, para garantir a segurança em aplicativos móveis –

Maximizando o isolamento projetando aplicativos autenticados.
Bloqueio de armazenamento interno e externo/removível.
Trabalhar com sandboxing e assinar e criptografar informações confidenciais do usuário.
As proteções contra vírus, worms, malware e explorações de estouro de buffer também estão envolvidas na segurança de dispositivos sem fio.
Usando o emulador Google Android, depurador e ferramentas de segurança de terceiros para depuração.
Configurando as interfaces do Apple iPhone para evitar ataques de estouro e injeção de SQL.
Empregando criptografia de chave pública e privada em dispositivos Windows Mobile.
Aplicação de políticas de segurança refinadas usando o BlackBerry Enterprise Server
Obturando buracos em aplicativos Java Mobile Edition, SymbianOS e WebOS.
Testes para XSS, CSRF, redirecionamentos HTTP e ataques de Phishing em aplicativos WAP/Mobile HTML.
Identificando e eliminando ameaças de serviços Bluetooth, SMS e GPS.
Com a ajuda das diretrizes acima, pode-se fornecer segurança aos dispositivos móveis e sem fio. O mundo de hoje é muito dinâmico e competitivo e os desenvolvedores precisam apenas de conhecimento teórico para se prepararem para a indústria de TI.